A Riviera de São Lourenço - o maior projeto de desenvolvimento urbano do litoral brasileiro
. É uma realização da Sobloco Construtora S/A, empresa líder no campo de desenvolvimento urbano no país.
Sua área abrange cerca de 9 milhões de metros quadrados, dentro da escassa área urbana do município de Bertioga, que teve mais de 80% de sua área preservada de ocupação.
Na área restante, as atividades econômicas são quase inexistentes em virtude do respeito e proteção à Mata Atlântica. O plano urbanístico foi organizado em 3 zonas: turística, residencial e mista.
A Riviera tem hoje cerca de 60% de seu projeto implantado. Cerca de 3000 pessoas residem no local. Nos finais de semana a população cresce para 10 mil e, nos feriados e férias, para cerca de 45 mil pessoas.
Pelo seu planejamento e pelo respeito às questões ambientais, a Riviera se tornou um referencial para novos empreendimentos no litoral.
A Riviera de São Lourenço já foi aclamada internacionalmente como modelo no processo do desenvolvimento sustentado, onde a ocupação é promovida com alto respeito ao meio ambiente: em Viena, Áustria, 1989 - por ocasião do 40o. Congresso Mundial da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias - FIABCI, em 1990, no IV Encontro Internacional Imobiliário, Buenos Aires, Argentina e em 1993, no III Encontro do Cone Sul da FIABCI, em Punta Del Este, Uruguai.
A Riviera conta ainda com um shopping center com 50 lojas, restaurantes, espaço cultural e de leilões, postos de gasolina e de serviços, agência bancária, postos 24 horas, capela com missas semanais e atendimento social através da Fundação 10 de agosto, consultórios médico e dentário, correios, escolas (pública e particular), feira livre, serviços gerais de mecânico, borracharia, eletricista, chaveiro, etc...
[titulo]Desenvolvimento com responsabilidade social[/titulo]
Esta é a palavra de ordem na Riviera de São Lourenço. Vários trabalhos de conservação ambiental são desenvolvidos na Riviera, sempre sob a supervisão e fiscalização dos órgãos públicos ambientais. Os principais são:
-Sistema de coleta, adução e tratamento de esgotos.
-Sistema de capxação, adução, tratamento e distribuição de água.
-Laboratório de controle ambiental para o monitoramento das águas da Riviera.
-Projeto Aquárius - Aquários abastecidos pelas águas do efluente final da Estação de Tratamento de Esgotos.
-Sistema de Coleta, Triagem e Venda de lixo reciclável, garantindo a coleta e destino de 12 toneladas/mês.
-Viveiro de Mudas - implantado em 1980, já produziu mais de 100 mil mudas de plantas.
-Compostagem de podas de vegetação, para fabricação de adubo natural.
-Plantio de mais de 15 mil árvores.
-Projeto Pilhas : coleta e destino de pilhas usadas.
-Programa de Educação Ambiental desenvolvido há mais de 11 anos com a comunidade escolar do município, compreendendo o Projeto Clorofila, prêmio Atitude Ambiental, palestras, cursos, visitas etc.